Instituições prudentinas produzem máscaras para prevenção da Covid-19

Por Ramon Diniz

O medo da propagação do novo Coronavírus acarretou na suspensão de diversos eventos públicos e privados pelo país, afetando instituições sociais que sobrevivem de ações beneficentes para a arrecadação de fundos. Em Presidente Prudente, o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico) foi uma das diversas entidades atingidas que encontraram na produção de máscaras uma alternativa para contornar a crise.

De acordo com a assistente social da associação, Elaine Almeida, 38, a ideia surgiu após todos os eventos programados para arrecadação de verba serem cancelados, o que gerou certa preocupação entre os colaboradores do Carim. “Em busca de soluções, resolvemos iniciar a produção de máscaras de pano que nos ajudará a custear as despesas da associação”, conta. Ainda segundo Elaine, 10 voluntários colaboram atualmente com a entidade para a confecção dos itens de higiene, sendo eles costureiras da região e indivíduos que doam os materiais necessários.

Com mais de 500 pacientes renais assistidos em Prudente, a instituição também optou por realizar a distribuição gratuita de kits para indivíduos em tratamento de hemodiálise ou dialise peritoneal. O conjunto é constituído por um sabonete, uma máscara, um álcool em gel e um informativo. Para Almeida, essa ação é a mais importante para o Carim hoje. “A baixa imunidade desses pacientes os tornam extremamente vulneráveis ao Coronavírus, fazendo com que a associação priorize a higiene e o bem-estar de cada um dos assistidos”, pauta.

Além do Carim, o grupo de apoio prudentino Amigas do Peito também iniciou uma produção de máscaras em combate à Covid-19, visando a doação do que for fabricado para profissionais de saúde, hospitais, casas de idosos, postos de gasolina e demais locais com fluxos constantes de pessoas. Segundo um post publicado na página oficial da entidade no Facebook, a iniciativa surgiu após perceberem a escassez de produtos de proteção no mercado e a necessidade da união dos indivíduos em tempos como esse.

SERVIÇOS

O Carim está realizando a venda das máscaras produzidas com o material tricoline 100% algodão no valor de R$ 7,00. O serviço está disponível para retirada na sede da associação (Rua Othmar Bohac, 41, Jardim Esplanada) ou entrega à domicílio sem taxa de conveniência. Os horários para ambos os serviços são: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os kits para os pacientes renais em tratamento também podem ser retirados no mesmo endereço e horários citados.

Se você se interessou pelo projeto solidário do grupo Amigas do Peito e deseja doar materiais à entidade, a loja David Armarinhos, colaboradora da associação, está vendendo os tecidos necessários para a confecção das máscaras a preço de custo. O telefone de contato é o (18) 3221-7605. Você pode fazer o pedido pelo telefone e retirar na loja que está situada na Rua Álvares Machado, 920, em Presidente Prudente. Para realizar a doação, basta se dirigir a sede da entidade, localizada na Rua Dr. Gurgel, 1202, centro.

Deixe uma resposta

Fechar Menu