Papai Noel dos Correios tem início de forma digital

MARCO VINICIUS ROPELLI

As tradicionais cartinhas da campanha “Papai Noel dos Correios” já estão disponíveis para adoção, mas, neste ano, em que a ação solidária chega aos 30 anos, ela será diferente por conta das limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

A principal mudança, conforme a Assessoria de Comunicação dos Correios, é o recebimento das cartinhas – que ocorrerá, prioritariamente, de forma virtual até 11 de dezembro – e na adoção dos pedidos das crianças, que será 100% online e digital, por meio do Blog do Papai Noel dos Correios até o dia 18 do mesmo mês.

“Em um ano tão atípico, marcado por algumas imposições como o distanciamento social, mais do que nunca os sentimentos de fraternidade e união precisam ser fortalecidos e disseminados. Por isso, os Correios, que há mais de 30 anos acumulam histórias emocionantes de solidariedade, permanecem engajados na campanha”, destaca a estatal.

PARA INSCREVER SUA CARTINHA:

Podem participar da campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao Blog da campanha (http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios). É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel.

As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação serão disponibilizadas para adoção no Blog da campanha. A iniciativa também contempla cartinhas enviadas por alunos da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos.

Sempre ligada ao voluntariado, Bárbara irá adotar pelo segundo ano cartinhas dos Correios (Foto: Cedida)

O caminho da inscrição é simples: primeiro basta entrar no Blog e clicar “Envio de cartas”, depois, na aba que abrir, clicar em “Cadastrar carta” e por fim completar as lacunas com dados da criança, do presente e enviar o arquivo digitalizado da correspondência natalina.

PARA ADOTAR SUA CARTINHA:

Segundo os Correios, para os padrinhos e madrinhas adotarem as cartas devem acessar o Blog do Papai Noel dos Correios e clicar em “Adotar Agora”; com base na localidade informada, serão disponibilizadas as cartinhas e as sugestões de locais para entrega dos presentes. Os padrinhos receberão no e-mail cadastrado a confirmação da adoção. Para visualizar as cartinhas adotadas, basta acessar a página de adoção online pelo Blog e clicar na seção “Minhas Cartas”. O cadastro também é simples e se baseia em dados pessoais.

Mesmo pouco familiarizada com uso de blogs, Elza adotará cartas com ajuda dos netos (Foto: Cedida)

Como a campanha está no início, nem todas as cidades já possuem cartas cadastradas, por isso, ao entrar no site, pode ser que seu município ainda não apareça, basta esperar.

FAZER O BEM FAZ BEM

No conteúdo das cartinhas até agora cadastradas e observadas pela reportagem, os pedidos continuam os que eram feitos em outros anos: brinquedos, eletrônicos, roupas, calçados, material escolar… Mas um detalhe chama atenção: a palavra pandemia aparece e quase sempre relacionada à dificuldades financeiras.

 

Questionado se o impacto econômico da pandemia poderia reduzir o número de adoções, os Correios disseram acreditar que o sucesso do projeto, uma das maiores ações sociais do país, deve-se à iniciativa dos milhares de padrinhos e madrinhas que se dispõem a realizar os sonhos daquelas crianças que escrevem ao Papai Noel. Por isso, mais uma vez, essa grande corrente do bem conta com a participação voluntária dos brasileiros, especialmente neste momento tão delicado para toda a sociedade.

Três dessas cartinhas, ao menos, tem futuro garantido nas mãos de pessoas que já adotaram e confirmam que farão novamente neste formato digital. O funcionário público Daniel Santana , de 40 anos, afirma que desde 2006 realiza essa ação solidária na época natalina. “Eu escolho as cartas conforme o pedido e tenho preferências em pedidos de crianças e pedidos que realmente farão a diferença na sua vida”, conta.

Daniel crê que “esse gesto simples” ajuda fazer o Natal de uma criança feliz e por consequência enobrece a alma de quem o faz. Mais que isso, ele acredita que a situação complexa que a Covid-19 deixou em várias famílias potencializa ainda mais a positividade do ato.

Outras que participam da ação são avó e neta, a aposentada Elza Sebastiana da Silva Munhoz, 73 anos, e a estudante de Jornalismo Bárbara Munhoz Villar, 21 anos. Elas adotaram cartinhas pela primeira vez no ano passado e já planejam repetir a dose neste ano. “Acho muito interessante a campanha. Embora não tenha muita familiaridade com blogs e internet, vou pedir ajuda dos meus netos para continuar com a ação”, afirma Elza.

Bárbara, por sua vez, destaca sua devoção ao voluntariado que fica ainda maior na época natalina, que, conforme ela, torna as pessoas mais sensíveis. “Temos que ser protagonistas dessas ações diariamente”, completa.

Avó e neta lembram da falta de trabalho e consequente falta de dinheiro de várias famílias durante o período de isolamento social. A frase de Elza resume o sentimento de empatia que deve pairar sobre a sociedade: “Se nós conseguimos, por que não ajudar? Eu me sinto muito feliz e gratificada”.

ENTREGA DOS PRESENTES

Os Correios destacam que a entrega dos presentes pelas pessoas que adotarem cartinhas será feita presencialmente, sempre com atenção especial aos protocolos de segurança, como o uso de máscaras, e evitando aglomerações.

“Ressaltamos que o presente deve estar devidamente acondicionado, em caixa de papelão com plástico bolha ou papel picado, quando necessário, e embalado com papel resistente a fim de não haver dano ao conteúdo quando transportado, e para facilitar a leitura das etiquetas nas máquinas de triagem dos Correios, contribuindo, assim, para agilizar o processo de entrega. Para garantir a preservação da identidade das crianças participantes da campanha, esclarecemos que os Correios são os únicos responsáveis pela entrega das encomendas”, explica a estatal.

A empresa afirma que ainda não consolidou números de cartas ou expectativas para Presidente Prudente e região, mas lembra que ao longo dos mais de trinta anos da campanha, mais de 6 milhões de cartinhas foram atendidas em todo o Brasil

 Atenção aos prazos

 Até 11 de dezembro: envio das cartinhas pelo blog da campanha;

Até 18 de dezembro: adoção e entrega dos presentes nas agências.

 

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