Dia Internacional da Mulher é comemorado com ações especiais da AAPC

 

Ônibus adaptado realizou exames preventivos no estacionamento no Hospital Regional do Câncer de Prudente

 

Por Giovanna Guessada e Natália Feitosa

Nos dias 6, 7 e 8 de março, das 8h30 às 17h00, a Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente (AAPC) realizou ações especiais voltadas para o público feminino, em comemoração ao Dia Internacional de Mulher. Dentre as atividades, exames de prevenção contra o câncer de colo de útero (que mata mais de 6 mil mulheres anualmente de acordo com o Instituto Nacional de Câncer -INCA), e sessões gratuitas de maquiagens, foram oferecidas. A ação mostra que não só o externo importa, mas o interno também.

Estacionado no Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP), ônibus  equipado e próprio para os atendimentos foi recebido com muita satisfação pelas pacientes. Só na manhã do dia 8, cerca de 30 mulheres foram atendidas. Algumas já conheciam o serviço, como é o caso da dona de casa Maria Benedita dos Santos, 66, que afirma estar se consultando pela 3ª vez. “Eu tive uma experiência ruim com outro hospital, e decidi recorrer ao atendimento da Associação. Na minha opinião, é muito importante cuidar da saúde, pois se você estiver saudável, sua consciência fica mais leve”, conta.

Um grupo de voluntárias se dispôs a auxiliar cada mulher durante o procedimento. Patrícia Vilela de Oliveira, 45, é uma dessas voluntárias. Fazendo o trabalho social há três anos, ela pontua a importância da prevenção. “Quando a pessoa se cuida, a autoestima dela melhora. Uma coisa que atrapalha bastante é o medo que as pacientes têm, pois muitas frequentam postinhos e as vezes não são bem atendidas. Algumas até choram e não querem mais procurar ajuda, então nós buscamos fazer tudo com muito cuidado para que elas se sintam bem. E como hoje é o Dia das Mulheres, vale lembrar que somos guerreiras e precisamos ter força sempre”, ressalta Patrícia.

A enfermeira responsável pelo projeto que abrange mais de 60 municípios, Walma Ferraz, 36, pontua que quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de cura. “A faixa etária recomendada para início dos exames é de 25 a 65 anos, porém há algumas exceções. ” Qualquer pessoa interessada em ajudar pode voluntariar-se, basta procurar a organização do hospital e colaborar em seus departamentos.

SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ao decorrer do século XIX e XX, muitas mulheres reivindicavam as injustiças e desigualdades presentes no cenário trabalhista. No ano de 1911 um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, matou cerca de 130 operárias carbonizadas. A tragédia marcou as lutas feministas ao longo do século 20 até os dias atuais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu