VI Semana Municipal do Idoso de Presidente Prudente termina hoje

Da Redação

Terminou hoje (5) a VI Semana Municipal do Idoso de Presidente Prudente, que teve como tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI”.O evento teve início segunda-feira, primeiro de outubro, que é o Dia do Idoso.

De acordo com João Gualberto, coordenador municipal do idoso, há vários projetos em prol dos idosos, onde há atividades físicas, recreações, e profissionais capacitados da área para melhor atender esse público.

Dentro da semana dedicada a Terceira Idade teve Jogos Olímpicos do Idoso (JOIPP) que reuniu aproximadamente 250 idosos que disputaram as seguintes modalidades: atletismo, damas, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol adaptado, xadrez, bocha, malha, truco e buraco. Além disso, foi realizado na terça-feira (2) o 22º Fórum do Idoso que abordou “Os desafios de envelhecer no século XXI: Políticas Públicas e atenção à saúde”.

Foto: Marcos Sanches/ AI Prefeitura

Abertura dos Jogos dos Idosos no Parque de Uso Múltiplo

 

Os prudentinos podem se orgulhar da cidade que é apontada sempre, por pesquisas, como um dos melhores lugares para se viver a aposentadoria. Em 2013, segundo Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Presidente Prudente, a cidade foi classificada como a 8ª melhor para se viver no Brasil após a aposentadoria. O resultado se refere a uma pesquisa feita pela empresa de análise de dados Urban System, a pedido da Revista Exame e publicada na edição 1053 do veículo de comunicação. Foram analisados, nos quesitos econômicos, demográficos e de qualidade de vida, apenas cidades a partir de 100 mil habitantes.

Em 2015, Prudente voltou a ser citada no Portal Sempre Família, mantido por institutos de Comunicação da região sul do Brasil, como a 13ª melhor cidade do Estado de São Paulo para se viver na melhor idade.

A cidade conta com 91 Academias da Terceira Idade (ATI’s) espalhadas em diversos bairros, inclusive nos distritos. O município, com mais de 20 mil pessoas acima dos 60 anos, segundo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, oferece cursos de bordado, pintura, bem como atividades esportivas como natação, vôlei adaptado, dominó, xadrez, coreografia, dança, entre outras. Prudente tem ainda a Vila da Fraternidade bem como o Centro de Referência FelizIdade que atendem a esse público.

Segundo, Diana Camila Alexandre, assistente Social da Vila da Fraternidade, atualmente no local há 31 pessoas que são independentes físico e mentalmente. “O que nos marca são as vivências deles, histórias de superação, experiências. Para a gente sempre é um aprendizado. Aqui são casas-lares onde eles moram em dois em cada chalé”, explica.

Foto: Marcos Sanches/ AI Prefeitura

Uma das apresentações do evento que reuniu mais de 250 atletas

 

Mais opção

O Sesc Thermas também oferece várias atividades gratuitas e mensalmente há ofertas de oficinas, shows e vivências. Há inscrição (com vagas limitadas) para dança de salão que favorece a socialização, além de auxiliar na execução dos movimentos cotidianos e trazer benefícios emocionais aos praticantes. Até o dia 21/12, serão dadas as aulas de terças e sextas, das 14h às 15h30. No dia 30/10, haverá o show “Trem das Onze”, às 14h30.

Na mesma data, às 14h, será realizado encontro com idosos participantes das atividades do Sesc para troca de ideias, sugestões, além de informações sobre a programação do Trabalho Social com Idosos.

Saiba mais

O que é uma pessoa idosa? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Todavia, para efeito de formulação de políticas públicas, esse limite mínimo pode variar segundo as condições de cada país.

A própria OMS reconhece que, qualquer que seja o limite mínimo adotado, é importante considerar que a idade cronológica não é um marcador preciso para as alterações que acompanham o envelhecimento, podendo haver grandes variações quanto a condições de saúde, nível de participação na sociedade e nível de independência entre as pessoas idosas, em diferentes contextos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu