Entidades realizam várias ações voltadas à prevenção do câncer

por Lucas Ribeiro

 

O grupo Amigas do Peito e o Hospital Regional de Presidente Prudente  desenvolvem durante o Outubro Rosa várias ações que têm como objetivo fazer a prevenção do câncer de mama. Hoje foi realizada palestra sobre Mitos e Verdades sobre o câncer de mama com a médica radiologista, Karen Fadul Figueiredo e a psicóloga, Grazieli Oliveira Ostete.

Entre os mitos que rodeiam o tema estão o uso de anticoncepcionais e desodorantes roll-on. A médica explica que não há relação desses produtos com o câncer de mama, assim como bater o seio em atividades domésticas, ou na amamentação quando o filho regurgitar sobre o seio da mãe.

Uma verdade é que se a mulher perceber algum nódulo deve procurar ajuda médica para ser avaliada e saber se há ou não necessidade de algum tipo de intervenção cirúrgica. Após os 40 anos, mulheres com obesidade, que fazem uso excessivo de álcool, e as que não tiveram filhos tendem a ter mais chance de desenvolver a doença.

Foto: Lucas Ribeiro

A médica radiologista Karen Fadul Figueiredo e a psicóloga Grazieli Oliveira Ostete debatem mitos e verdades sobre o câncer de mama no HR

 

A psicóloga explica que é muito importante a mulher trabalhar sua espiritualidade e resgatar seu “eu” para lidar com um diagnóstico de câncer. De acordo com ela, quando a mulher chega no consultório, ela já acha que foi castigada, que não fez nada para merecer passar por isso. E no decorrer do tratamento, é necessário mostrar para a paciente que acima de ser namorada, mãe, dona de casa e ter preocupações, ela tem uma vida e precisa cuidar dela. Após a paciente descobrir sobre o câncer de mama, ela necessita de muito apoio, seja de familiares ou amigos.

Para a recepcionista, Jeniffer Areias, a palestra foi muito importante. Para ela, um tema quando é discutido por especialistas, esclarece dúvidas e abrange, de forma dinâmica, o fator principal do Outubro Rosa, que é a prevenção do câncer de mama.

A coopeira, Rita de Cássia Correia, diz que se sente até mais “aliviada” por saber que existem exames preventivos para serem feitos, onde a doença pode ser resolvida no estágio inicial.

Durante o evento, a voluntária Marinalva Ostete, falou sobre a venda de camisetas do Outubro Rosa que é revertida para o grupo Amigas do Peito, que desenvolve há mais de 15 anos tanto em visitas no hospital, quanto confecção de prósteses e perucas, e palestras.

Foto: Lucas Ribeiro

As mulheres que participaram do evento receberam brindes comum lembrete: Cuide-se!

 

Agenda

Nos dias 8 e 9, serão realizadas palestras, respectivamente, às 15h, no Rodoserv, às 7h (9/10), na empresa Leite Líder, e às 8h30, na Casa do Aprendiz, e às 20h, no Salão Paroquial de Indiana. No dia 16, às 20h, haverá palestra show, na Casa do Médico. O grupo Amigas do Peito também desenvolveram outras atividades pontuais em empresas.

Já o Hospital Regional terá no dia 24, haverá palestra com a nutricionista Sandra Genaro e a entrega de lenços pela voluntária Claudia Vilela, no Setor de Oncologia às 10h. Para mais informações é só ligar para o Grupo Amigas do Peito (18) 3221-2656 ou Hospital Regional (HR) (18) 3229-1500. O hospital Regional do Câncer também está com programação para este mês. Confira na agenda do nosso site.

Foto: Lucas Ribeiro

O Hospital Regional decorou sua fachada e entrada para promover o Outubro Rosa

Deixe uma resposta

Fechar Menu