AOPDown promove atividades durante esta semana

Natália Feitosa

Hoje (19), haverá sessão de cinema para os integrantes da Associação do Oeste Paulista de Síndrome de Down (AOPDown). E às, 19h30, missa de ação de graças na igreja Maristela, em Presidente Prudente. As atividades fazem parte de uma semana de conscientização sobre a síndrome. A programação teve início dia 17, com uma caminhada no Parque do Povo, e termina neste sábado (23), com seminários no Matarazzo, a partir das 8h.

Ontem, durante a tarde, foi realizada oficina de culinária para as famílias participantes do projeto. As atividades começaram dia 17 de março e terminarão dia 23 em decorrência do dia internacional da Síndrome de Down (21).

A assistente social, presidente e uma das fundadoras do projeto, Sara Gonçalves, 48, explica que a oficina de ontem, por exemplo, visa integração. “A oficina de culinária é para estimular o brincar, o cantar, a criatividade, a relação mãe e criança, estimular a fala, laços familiares e a terapia”. Para ela, “todo brincar tem um significado”.

Ela conta que o olhar tem que ser para a criança e não, para a síndrome. “Eles são capazes e vai depender principalmente do estímulo da família.”. A associação conta com voluntários na área da saúde e assistência social. Em breve, a associação deverá mudar de sede e aí novos funcionários deverão ser contratados.

A auxiliar de enfermagem, Sueli Barbosa, 44 anos, está há pouco tempo na associação, comenta que é importante buscar ajuda o mais rápido para estimular e colaborar com o desenvolvimento da criança. Ela conta que receber o diagnóstico é um choque até pela falta de conhecimento. “Foi difícil no começo, porque eu não sabia como lidar com a síndrome de Down e não sabia o que fazer.” Por isso, a informação é fundamental. Sueli explica que a partir daí começou a pesquisar e se informar sobre o assunto. Quanto mais rápido o tratamento for iniciado e estimulada a criança for, melhores serão os resultados.

Serviço

A associação está localizada na avenida Coronel Albino, 877, em Presidente Prudente. Quem quiser pode ir até a sede ou ligar (18) 99680-2085. A programação para os próximos dias são: 20/03, às 8h, atividades com as famílias na sede da AOPDown. Dia 21/03, às 19h, Baile do Havaí na fraternidade São Damião. De 21/03 a 23/03, das 8h às 22h, Exposição ‘A linha do tempo’ – Centro Cultural Matarazzo. Dias 22 e 23, a partir das 8h, será realizado I Seminário de Síndrome de Down do Oeste Paulista- Centro cultural Matarazzo. Você também pode acompanhar a associação através dos endereços: https://www.facebook.com/AOPDown/ e Site: http://aopdown.com.br

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu