Por Giovanna Guessada e Ingrid Tomimitsu
Hoje, às 17h, no Teatro César Cava, campus I, será lançado o projeto “Anjos da Unoeste”, que é uma rede de apoio e autoconhecimento através do trabalho voluntário. Tem como objetivo tratar das dificuldades nas relações afetivas e sociais que a sociedade atual está enfrentando, e oferecer orientações aos acadêmicos para que deem apoio a quem estiver precisando de ajuda.
Na Facopp, alguns professores participarão do projeto. Segundo o professor Roberto Mancuzo, o programa é fundamental para a conscientização de que todos passam por momentos difíceis e que a melhor forma é procurar ajuda. “Estamos sempre atentos em ajudar nossos alunos e com o projeto dá para colocar tudo em prática. Proporcionará ao acadêmico que está passando por um momento ruim, melhorar sua vida. É uma oportunidade de todos da Unoeste, alunos, professores, funcionários, etc, que poderão atuar como voluntários tanto na comunidade interna como na externa”, conclui.
A professora Thaisa Sallum Bacco diz que temática abordada fez com que ela se interessasse pela proposta. “O programa realiza várias ações, terá um banco de voluntários para desenvolver atividades em várias áreas, toda comunidade acadêmica pode participar. A universidade tem um papel muito importante no sentido de acolher essas pessoas e encaminhá-las para serviços de ajuda”, afirma.
De acordo com Thaisa, para ser voluntário é preciso fazer a inscrição on-line e se colocar à disposição para realizar as ações. Os interessados passarão por treinamentos de capacitação.
Para a professora, participar é como uma filosofia de vida, um propósito de transformação. “É uma coisa que te fortalece e faz querer ir à diante. É uma realização pessoal antiga e que se realizará junto a faculdade” completa.
Expectativa
Pelos corredores da Facopp é fácil notar o quanto o programa tem sido visto com bons olhos pelos alunos. “Eu enxergo essa iniciativa como algo necessário. Ela trabalha a confiança e a sociabilidade do aluno, pois ele encontra pessoas dispostas a ajudá-lo”, comenta Bárbara Munhoz, estudante do curso de Jornalismo.
O estudante de Jornalismo, João Lucas Martins, enxergara o Anjos da Unoeste como um ótimo preparo para a vida fora do ambiente universitário. “O programa é muito importante, por meio dele os alunos tornam-se profissionais capacitados e preparados para enfrentar desafios. Afinal, o mercado de trabalho é exigente e precisamos ter um emocional bom para aguentarmos” aponta.