Museu de Tecnologia da Unoeste

Museu de Tecnologia da Unoeste

Universidade do Oeste Paulista – Unoeste

Computador Hotbit HB-8000

img5Fabricante: Sharp / Epcom

Processador: Zilog Z80A

Clock: 3.58 MHz

Memória RAM: 64 KB

Memória ROM: 32 KB

Sistema Operacional: MSX DOS

Foi um dos primeiros computadores com cara de vídeo game que chegaram ao Brasil. Este modelo seguia o novo padrão MSX da época, na qual foi inventado pelo Kazuhiko Nishi, vice-presidente da ASCII. O padrão MSX unia os dois mundos, o vídeo game e os computadores pessoais.

O aparelho era equipado com microprocessador Z-80A de 8 bits com 3,58Mhz, processador para vídeo (Texas Instruments TMS9918) e chip de áudio (General Instruments AY-3-8910). O chip PPI (Programmable Pheripheral Interface) Intel 8255A controlava teclado e gravador cassete. Ele tinha ainda 16 KB de memória dedicada ao vídeo.

O padrão MSX foi adotado por muitas empresas em todo o mundo. No Brasil, a Gradiente e a Sharp lideraram o mercado com o Expert XP-800 e o HotBit HB-8000. Lançados dois anos após o primeiro modelo, em 1985, eles quase não tinham diferenças de hardware, então, a preferência por um ou pelo outro ficava mais na questão do design.

Ao longo do tempo, surgiram diversos periféricos para MSX. No Brasil, chegaram, entre as novidades, drives de 5 1/4 externos (360 kB de capacidade) e posteriormente drives de 3 1/2 (720 kB de capacidade), expansões de memória (MegaRAM, MegaROM e memory maper), joysticks, expansores de slot e até mouses.

No geral, os relatos são de que o aparelho da Gradiente era o mais popular. Ambos foram recebendo atualizações e as linhas ganharam novas unidades ao longo dos anos, porém, seu período de sucesso foi curto. No Brasil, a segunda geração demorou muito a chegar e veio em formato kits de transformação, que ampliavam a memória e a VRAM.

Galeria de fotos do acervo:

Hotbit (3) Hotbit (2) Hotbit (1)

 

 

 

 

 

Identificação: #24

Compartilhe isso:
print