Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão: O que esperar de julho de 2021?

O mês de julho será marcado por chuva abaixo da média e temperatura ligeiramente acima da média histórica.

Historicamente, julho é o segundo mês mais seco do Oeste Paulista, com precipitação média de 48,0 mm (o mês mais seco é agosto – 42 mm). A temperatura média é de 20,9°C, com mínimas de 15,3°C e máximas de 26,4°C. Dos últimos 5 anos, em três não registrou-se nenhuma chuva na estação de Presidente Prudente (2017, 2018 e 2020).

As previsões de hoje (03 de julho), indicam que julho será de tempo seco até 20 de julho, com possibilidade de chuvas nos últimos dias do mês, mas essa possibilidade de chuva vai depender de como estarão os principais sistemas atmosféricos na 2ª quinzena de julho (atualmente estão desfavoráveis para chuva no Oeste Paulista). Até 31 de julho, o modelo americano GFS indica volume de 15 a 20 mm, enquanto que o modelo Europeu, indica volume abaixo de 10 mm. Portanto, mesmo que a umidade volte para região no fim do mês, serão chuvas irregulares e com baixo volume.

Sem previsão de chuva nas próximas duas semanas (Modelo GFS).
Previsão de 15 a 20 mm no Oeste Paulista até o final de julho
Chuvas de julho abaixo da média no Oeste Paulista

Em relação a temperatura, os primeiros dias de julho serão marcados pela atuação da forte massa polar que atingiu a região, com temperaturas abaixo da média. No entanto, a partir desse fim de semana as temperaturas voltam a subir, com máximas ficando próximas a 28 a 30°C e mínimas a 12 a 14°C. E a perspectiva, é que na média geral, julho termine com temperaturas ligeiramente acima da média.

Em relação a geada, até 25 de julho não haverá a entrada de fortes frentes frias na região. Já para o fim de julho os modelos GFS e ECMWF passaram a indicar a entrada de outra forte frente fria (é necessário aguardar alguns dias, para ver se essa previsão persiste e se confirmará).

Anomalia positiva, ou seja, temperaturas ligeiramente acima da média até 31 de julho

Os principais sistemas atmosféricos que influenciam na ocorrência de chuva nesse período, estão em condições desfavoráveis para região. A Oscilação Antártica, encontra-se na fase positiva (e com grande amplitude). A fase positiva desfavorece o avanço de sistemas frontais para a região, ocasionando em menos chuva. E a projeção indica que a Oscilação Antártica continuará positiva até fim de julho. Por fim, a temperatura da superfície do Oceano Atlântico na costa Sul e parte do Sudeste estão mais frias, esse padrão desfavorece a ocorrência de chuvas ou chuvas muito irregulares.

Related Articles

Previsão para a 2ª quinzena de março.

Chuvas na região passam a ficar mais dependentes do avanço de frentes frias. Os modelos indicam a entrada de duas frentes até o fim de março.
Read more

Previsão do tempo para a virada do ano no Oeste Paulista

Confira o que os principais modelos de previsão estão indicando para o Oeste Paulista nos próximos dias.
Read more

Previsão 01/Ago: Previsão para Agosto de 2021

Primeira quinzena de agosto será marcada por tempo seco e aumento gradual das temperaturas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: