Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para os próximos dias

Previsão 08/Set: Frente fria trará um pouco de alivio nas altas temperaturas, mas volume de chuva previsto ainda é baixo para os próximos dias no Oeste Paulista.

Setembro é caracterizado pelo retorno da umidade no Oeste Paulista após o período mais seco do ano (julho e agosto). As primeiras chuvas de setembro ocorrem de maneira irregular e com baixo volume (média de 90 mm no mês). A regularização das chuvas normalmente ocorre a partir da 2ª quinzena de outubro. No entanto, as condições climáticas variam a cada ano agrícola, em função das variações dos principais sistemas atmosféricos.

O principal sistema que promove chuva nesse período ainda é a entrada de frentes frias. Há previsão de entrada de frentes frias nos dias 09 e 14 de setembro. O volume esperado de chuva para os próximos 10 dias varia de 15 a 30 mm entre os principais modelos numéricos (maiores volumes nas cidades próximas a divisa com o PR). Na parte central do Estado do Paraná os volumes podem ultrapassar 100 mm. Apesar de baixos volumes e com característica de chuvas irregulares, o retorno dessa umidade no Sul do Brasil é um sinal positivo, demonstrando que o início da safra 2021/22 não será tão seco igual setembro a novembro de 2020.

Até 30 de setembro, os modelos indicam volumes próximos entre 40 a 60 mm. A previsão para os próximos dias no Oeste Paulista refletem as condições desfavoráveis de algumas oscilações atmosféricas. Atualmente a oscilação antártica e Madden-Julian se encontram em fases desfavoráveis para chuvas e assim devem permanecer até o final de setembro.

Por:
Alexandrius de Moraes Barbosa
alexandrius@unoeste.br

Related Articles

Prognóstico climático até o fim do ano para o Oeste Paulista

Fenômeno climático La Niña ainda influenciará o regime de chuvas no Brasil pelo menos até o fim de 2022.
Read more

Previsão para a 1ª quinzena de dezembro

Primeira quinzena de dezembro será marcada por chuvas irregulares e abaixo da normalidade no Oeste Paulista.
Read more

Previsão semanal

Avanço de frente fria promoverá chuvas na região entre sexta a domingo, no entanto, não haverá queda das temperaturas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: