Outubro deve iniciar com chuvas na região. São esperados volumes entre 20 a 50 mm nos próximos 10 dias.
A média histórica de chuvas no Oeste Paulista é de 150,0 mm e de acordo com vários centros de previsão, as chuvas de outubro devem ficar dentro da normalidade. Para os próximos dias os modelos estão divergindo um pouco sobre o volume previsto, situação normal, pois o índice de acerto dos modelos diminui em estações de transição (primavera e outono).
A temperatura deve ficar próximo a normalidade em outubro, sem a ocorrência de temperaturas extremas (acima de 40,0 °C). As máximas devem ficam próximas a 36,0 °C nos períodos sem chuva.
As chuvas devem ocorrer em função da entrada de dois sistemas frontais. A primeira frente fria chega na região no próximo fim de semana (02 a 03 de outubro) e a segunda frente fria entre 08 a 09 de outubro. O volume esperado para os próximos 10 dias variam de 20,0 mm (modelo americano, GFS) e 45,0 mm (modelo europeu, ECMWF).
Na previsão estendida até 31 de outubro, os modelos indicam volumes entre 120 a 150 mm para o Oeste Paulista, como também, os principais modelos indicam anomalia de chuvas ligeiramente positiva para a região, ou seja, chuvas pouco acima da normalidade.
Historicamente, a partir da 2ª quinzena de outubro as chuvas ficam mais regulares, no entanto, algumas oscilações atmosféricas (oscilação antártica e Madden-Julian) e anomalias de temperatura do oceano atlântico estão em condições desfavoráveis de chuvas para região, o que acaba reduzindo o volume previsto e também, a ocorrência de chuvas mal distribuídas.
Por:
Alexandrius de Moraes
alexandrius@unoeste.br