Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Como ficará o tempo no Oeste Paulista nas próximas semanas?

Modelos indicam um período de estiagem e de baixa umidade relativa nas próximas semanas na região.

Por:
Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia

Abril é o mês de transição da estação chuvosa para uma estação mais seca no Oeste Paulista, sendo muito comum a ocorrência de estiagem nesse período. O volume de chuva normal para abril é de 83 mm. Em 2022, até o momento já foram registrados 93,2 mm na estação meteorológica da Unoeste no Campus II em Presidente Prudente-SP.

As chuvas no Oeste Paulista entre os meses de maio a agosto são dependentes principalmente da entrada de frentes frias. O avanço de frentes frias para região é influenciado por dois sistemas atmosféricos: La Niña e Oscilação Antártica.

O fenômeno La Niña continua ativo e há uma forte tendência de que esse fenômeno continue ativo durante o inverno e até durante a primavera. Essa situação acaba promovendo um inverno mais seco e frio na região, com períodos longos de estiagem.

Fonte IRI. Barras em azul indicam probabilidade de La Niña.

Quanto a Oscilação Antártica, a tendência é de uma condição desfavorável para o avanço de frentes frias para a região. Atualmente a Oscilação Antártica encontra-se na fase positiva (menor avanço de frentes frias), e assim deve permanecer nas próximas semanas. Nas últimas semanas a Oscilação Antártica acabou ficando algumas vezes na fase negativa, condição que favoreceu o avanço de frentes e ocorrência de chuvas na região. Em anos de La Niña é comum que a Oscilação Antártica fique na fase positiva.

Dessa maneira, os modelos de previsão do tempo passaram a indicar poucas chuvas no Oeste Paulista nas próximas três semanas. Sendo que praticamente não há previsão de chuvas para a região até 10 de maio. Nas próximas semanas até haverá o avanço de algumas frentes frias, no entanto, a atuação destes sistemas ficarão mais concentradas na região Sul do Brasil, com previsão de chuva até o Estado do Paraná.

Durante as próximas semanas só haverá chuvas na região caso algumas dessas frentes avance um pouco sobre o Estado de São Paulo. Por exemplo, no próximo sábado (23/abril) uma frente fria de baixa intensidade passará sobre o Estado do Paraná. Os modelos indicam que este sistema não deve atuar na região, no entanto, qualquer alteração na circulação dos ventos pode acabar deslocando um pouco o sistema e trazer um pouco de chuvas para região.

Em relação as temperaturas, a tendência é do aumento gradativo nos próximos dias, sendo que, a partir do próximo fim de semana, as mínimas passam a ficar na casa dos 20/21 °C e as máximas próximas a 32/33 °C. Já a umidade relativa (UR) deve ir reduzindo gradativamente nos próximos dias, ficando alguns dias abaixo dos 30%.

Related Articles

Junho começa com temperaturas elevação no oeste paulista

Apesar da onda de frio, mês de maio terminou com temperatura 1,6 °C acima da normalidade. Em maio choveu 40,2 mm, ficando abaixo da normalidade (90 mm).
Read more

Fim de janeiro será chuvoso no Oeste Paulista

Corredor de umidade se forma sobre a região e modelos indicam volume superior a 100 mm nos próximos dias. É a melhor previsão para a região desde novembro de 2021.
Read more

Previsão para 2ª quinzena de janeiro.

Maiores volumes de chuva estão previstos entre os dias 20 a 31 de janeiro no Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: