Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Modelos indicam entrada de nova massa de ar polar na 2ª quinzena de maio

Modelos passaram a indicar a entrada de uma nova massa de ar polar na próxima semana, com previsão do frio mais intenso do ano. Antes, frente fria pode provar chuvas na região entre sábado (14) a segunda (16) de maio.

Os primeiros dias de maio foram com temperaturas amenas no Oeste Paulista. Até a manhã desta segunda-feira (09 de maio), a média das temperaturas mínimas em maio foi de 12,4 °C, sendo que a mínima normal do mês é de 16,5 °C. Nos próximos dias as temperaturas máximas devem ficar próximas a 30 °C e as mínimas próximas a 18 °C.

No entanto, os principais modelos numéricos de previsão do tempo passaram a indicar nos últimos dias a entrada de uma massa de ar polar a partir de 17 de maio. Se a previsão se confirmar, as temperaturas mínimas no Oeste Paulista podem ficar próximas a 10 °C entre 17 a 23 de maio.

Antes do avanço da massa de ar polar, chuvas podem ocorrer na região em função do avanço de uma frente fria. Os volumes previstos variam de 15 a 25 mm na região entre sábado a domingo (14 e 15 de maio). Há uma pequena previsão também entre terça a quarta-feira (10 e 11 de maio).

Related Articles

Previsão: O que esperar de julho de 2021?

O mês de julho será marcado por chuva abaixo da média e temperatura ligeiramente acima da média histórica.
Read more

Prognóstico para o outono de 2024

Outono iniciará com chuvas na região, mas estação novamente será com temperaturas acima da normalidade e tendência de chuvas abaixo da normalidade e irregulares.
Read more

Geadas no Oeste Paulista?

Por: Dr. Alexandrius de Moraes BarbosaProfessor de Agrometeorologia Últimas atualizações dos principais modelos numéricos de previsão do tempo indicam a entrada de uma forte massa de ar polar sobre o Brasil na próxima semana. No Oeste Paulista, a redução da temperatura deve ocorrer a partir do dia 18 (quarta-feira) e as mínimas podem chegar a […]
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: