Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Chuva e frio são previstos no Oeste Paulista entre 08 a 11 de agosto

Após quase 50 dias de estiagem, chuvas retornam ao Oeste Paulista

Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste

A última chuva significativa (maior que 10 mm) no Oeste Paulista ocorreu no dia 17 de junho. Já são quase 50 dias na estiagem na região, fato este, que compromete principalmente o desenvolvimento das pastagem.

No entanto, o cenário deve mudar um pouco na próxima semana. Os principais modelos de previsão indicam a entrada de uma frente fria a partir de segunda-feira (08/Ago) no Oeste Paulista com previsão de chuvas entre segunda e terça com volume de 20 a 40 mm.

Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio diminuirá as temperaturas na quarta e quinta-feira (10 e 11/Ago), em que, as mínimas podem ficar próximas a 8 °C. A partir de sexta as temperaturas voltam a aumentar gradativamente. Não há previsão de chuvas para a região na 2ª quinzena de agosto.

Related Articles

Prognóstico climático do verão 2024/25

Primavera de 2024 encerra com chuvas dentro da normalidade no oeste paulista.
Read more

Nova onda de frio chegará no Oeste Paulista a partir de domingo

A imagem representa a anomalia de temperatura de 12 a 19 de junho. A cor azul indica temperatura abaixo da normalidade para o período.
Read more

Prognóstico climático do Inverno de 2022 para o Oeste Paulista

Inverno de 2022 ainda será influenciado pela fenômeno La Niña e os modelos indicam temperatura pouco acima da média e chuvas pouco abaixo da normalidade na região.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: