Fenômeno climático La Niña ainda influenciará o regime de chuvas no Brasil pelo menos até o fim de 2022.
Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste
A época de semeadura da safra verão está chegando e com isso vem a pergunta: qual a previsão climática para os próximos meses? Desde a primavera de 2020 o fenômeno climático La Niña vem influenciando o regime de precipitação no Brasil. No Oeste Paulista, o La Niña causou chuvas abaixo da normalidade, principalmente nos meses de novembro e dezembro nos anos de 2020 e 2021, provocando diversos prejuízos no campo.
La Niña ainda permacerá ativo até o fim de 2022
O fenômeno climático ENOS (El Niño Oscilação Sul) continuará influenciando o regime de chuvas no Brasil. Quando as águas do pacífico encontra-se acima da normalidade (quente), o fenômeno é classificado como El Niño. Quando as águas do pacífico encontra-se abaixo da normalidade (fria), classifica-se como La Niña. Na imagem abaixo é possível observar que desde julho de 2020 a temperatura do oceano pacífico encontra-se abaixo da normalidade.

O fenômeno La Niña (resfriamento das águas do oceano pacífico) deve permanecer ativo pelo menos até o fim do ano, pelo menos é o que indica as projeções em conjunto do IRI (International Research Institute for Climate and Society). Conforme imagem abaixo, a projeção é de que as águas do pacífico continuem abaixo da normalidade até dezembro e a partir de janeiro o oceano passaria a entrar em condições de normalidade.

Águas Frias –> La Niña | Águas quentes –> El Niño
PREVISÃO MENSAL ATÉ JANEIRO DE 2023
Analisando a previsão por conjuntos do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) para o Oeste Paulista, espera-se as seguintes condições para os próximos meses:
Outubro/22: Chuvas próximas a normalidade na região;
Novembro/22: Chuvas pouco abaixo da normalidade;
Dezembro/22: Chuvas abaixo da normalidade;
Janeiro/23: Chuvas acima da normalidade;



