A previsão é de chuvas dentro da normalidade e temperaturas abaixo da normalidade na região.
Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste
ANÁLISE DE SETEMBRO
As condições climáticas de setembro de 2022 surpreenderam um pouco, tanto em relação a chuva, quanto à temperatura. Em relação a chuva, choveu 194 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste em Presidente Prudente, praticamente o dobro do volume esperado para o mês (96 mm). Apesar do alto volume, em anos anteriores já foram registrados volumes superiores, por exemplo: 199 mm (2012), 304 mm (2010), 191 mm (2009).
Em relação a temperatura, a média do mês foi de 20,8 °C, valor este que é 3,2 °C abaixo na normalidade (24,0 °C). No entanto, esse não foi o setembro mais frio da região, médias mais baixas foram registradas nos anos de 1993 (20,0 °C), 1992 (20,3 °C), 1990 (20,1 °C) e em outros anos.
PREVISÃO PARA OUTUBRO
CHUVAS
Os modelos indicam que as chuvas do mês de outubro devem ficar dentro da normalidade no Oeste Paulista, sendo que o normal para o mês é de volume próximo a 150 mm. Na primeira quinzena de outubro é previsto duas entradas de frentes frias com previsão de chuvas na região, a primeira próximo a 06 de outubro e a segunda próximo a 12 de outubro. As duas frentes frias. O volume previsto para a região na primeira quinzena de outubro é de 50 a 70 mm.
TEMPERATURA
Em relação a temperatura, o normal para o mês de outubro é de temperatura média de 25,5 °C, com máximas passando de 35 °C. No entanto, os modelos de previsão continuam indicando temperaturas abaixo da normalidade na região para o mês de outubro. Na imagem abaixo é possível observar a anomalia de temperatura até o fim do mês, sendo que, áreas em azul indicam temperaturas abaixo da normalidade, ou seja, a previsão é de temperaturas abaixo da normalidade praticamente em toda a região Centro-Sul do Brasil.
PREVISÃO DE CHUVA SEMANAL