Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão do tempo para Outubro de 2022 no Oeste Paulista

A previsão é de chuvas dentro da normalidade e temperaturas abaixo da normalidade na região.

Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste

ANÁLISE DE SETEMBRO

As condições climáticas de setembro de 2022 surpreenderam um pouco, tanto em relação a chuva, quanto à temperatura. Em relação a chuva, choveu 194 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste em Presidente Prudente, praticamente o dobro do volume esperado para o mês (96 mm). Apesar do alto volume, em anos anteriores já foram registrados volumes superiores, por exemplo: 199 mm (2012), 304 mm (2010), 191 mm (2009).

Em relação a temperatura, a média do mês foi de 20,8 °C, valor este que é 3,2 °C abaixo na normalidade (24,0 °C). No entanto, esse não foi o setembro mais frio da região, médias mais baixas foram registradas nos anos de 1993 (20,0 °C), 1992 (20,3 °C), 1990 (20,1 °C) e em outros anos.

PREVISÃO PARA OUTUBRO

CHUVAS
Os modelos indicam que as chuvas do mês de outubro devem ficar dentro da normalidade no Oeste Paulista, sendo que o normal para o mês é de volume próximo a 150 mm. Na primeira quinzena de outubro é previsto duas entradas de frentes frias com previsão de chuvas na região, a primeira próximo a 06 de outubro e a segunda próximo a 12 de outubro. As duas frentes frias. O volume previsto para a região na primeira quinzena de outubro é de 50 a 70 mm.

TEMPERATURA
Em relação a temperatura, o normal para o mês de outubro é de temperatura média de 25,5 °C, com máximas passando de 35 °C. No entanto, os modelos de previsão continuam indicando temperaturas abaixo da normalidade na região para o mês de outubro. Na imagem abaixo é possível observar a anomalia de temperatura até o fim do mês, sendo que, áreas em azul indicam temperaturas abaixo da normalidade, ou seja, a previsão é de temperaturas abaixo da normalidade praticamente em toda a região Centro-Sul do Brasil.

PREVISÃO DE CHUVA SEMANAL

Related Articles

Como fica o tempo no Oeste Paulista no início de setembro?

Frentes frias devem deixar temperatura pouco abaixo da normalidade nos primeiros dias de setembro com possibilidade de chuva entre 06 e 07 de agosto.
Read more

Previsão para a 2ª quinzena de setembro no Oeste Paulista

Após três anos, chuvas de setembro devem ficar próximas a normalidade na região e sem ocorrência de ondas de calor até o fim do mês.
Read more

Nova onda de frio chegará no Oeste Paulista a partir de domingo

A imagem representa a anomalia de temperatura de 12 a 19 de junho. A cor azul indica temperatura abaixo da normalidade para o período.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: