Voluntárias instalam gelatecas em Presidente Venceslau

Por Jean Ramos

Um grupo de amigas de Presidente Venceslau se uniu após a revitalização da Praça Miguel Brisola de Oliveira, conhecida como “Bosque”.  De acordo com a funcionária pública, Fátima Aparecida Gomes, 51, depois da limpeza e plantio de orquídeas surgiu à ideia de trazer a gelateca para praça. O objetivo foi trazer atividades para as crianças e adultos que frequentam o local. A primeira iniciativa foi conseguir a carcaça da geladeira. O problema foi resolvido por meio de uma rede social, com a doação de duas. Dessa forma, outra gelateca foi instalada na figueira, localizada na Rua São Paulo, onde é realizada a feira aos domingos.

A gelateca nada mais é do que uma geladeira já sem utilização, que é adaptada para servir de “armário” para guardar livros doados que podem ser lidos por qualquer pessoa. Infelizmente, recentemente, a gelateca da praça foi furtada com todos os livros e revistas no interior. Fátima, conta que ficou muito desanimada, mas não desistiu do sonho e conseguiu mais uma para repor, com ajuda de voluntários, todos os livros que foram levados.

Jean Ramos

Qualquer pessoa pode pegar e também doar material para aumentar o acervo

 

A terapeuta, Nayra de Souza Quintenla, 27, conta que chegar no bosque, sentar e ler um livro é algo prazeroso, trás paz. O ambiente claro e arborizado faz com que se sinta à vontade de entrar na leitura. A cada quinze dias ela senta e faz uma leitura, sempre colabora com alguns livros para outros leitores.

Já a psicopedagoga, Regina Pacito, ajuda as pessoas que têm horários mais restritos e não tem tempo de ir a uma biblioteca para fazer leitura. O ambiente aberto e aceso a qualquer hora ou dia da semana, trás o um grande beneficio para a sociedade, incentivando a leitura e informação.

A gelateca está sempre aberta para receber doações de livros. Se você quiser ajudar é só deixar em uma das duas na cidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu