Oficina de costura busca ajudar na autoestima das mulheres com câncer

Por Milene Gimenez

E é visando melhorar a qualidade de vida das mulheres diagnosticadas com câncer de mama, que desde 1996 o grupo de apoio Amigas do Peito de Presidente Prudente, instituição sem fins lucrativos, promove encontro mensais, visitas, palestras, aulas de artesanatos, acompanhamentos psicológicos, empréstimo de perucas e agora sua mais recente atividade autônoma a oficina de costura Maria Augusta.

Máquinas da oficina própria do grupo Amigas do Peito; todo material produzido lenço e enchimento é doado

 

A inauguração desta oficina leva o grupo Amigas do peito a produzir de forma autônoma o seu próprio material de doação que são as próteses mamárias externas e os lenços. A prótese externa consiste em um enchimento adaptável ao sutiã, feito com malha para bojo de bolinhas de polímero, que vem com o objetivo de substituir a reconstrução mamária (cirurgia plástica). Já o lenço é um adereço para as mulheres que foram vítimas de queda dos cabelos devido ao tratamento do câncer. Sua confecção é em malha de algodão lisa ou estampada, assim como as faixas e tiaras que irão complementar o adereço.

Antes o grupo dependia de uma Ong (Organização Não-Governamental) de são Paulo para a produção dos sutiãs, mas com o tempo não houve mais a necessidade. Hoje a oficina é comandada por uma equipe de voluntarias que se reúnem todas as quartas-feiras para a costura. Seu objetivo é resgatar a autoestima das mulheres mastectomizadas, produzindo uma melhor qualidade de vida, motivando as a cuidarem de sua estética e vaidade.

Jandira Aurelio,67, é voluntaria há 22 anos e foi ela quem fez a primeira ata do grupo. “Quando a gente pensa que está doando, a gente está recebendo mais, é muito gratificante” explica a voluntária. Há nove anos Jandira reserva todas suas manhãs de quinta-feira para fazer uma visita as pacientes operadas, onde ela faz a entrega de um kit que possui uma cartilha dos direitos das mulheres com câncer de mama, um folder explicativo sobre o grupo Amigas do Peito, toalha de mão, sabonete, batom, um desodorante ou creme hidratante, porta dreno, e uma bolinha de exercício no braço do lado operado.

Curiosidades

O nome da oficina é em homenagem a Maria Augusta (1930-2018) que em 1996 ingressou como voluntária e sócia fundadora do grupo. Foi quem confeccionou as primeiras próteses externas doadas para às pacientes mastectomizadas. Marcando assim o início da doação de próteses às pacientes, que transformou em uma ação tradicional do Grupo Amigas do Peito e que perdura até os dias atuais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu