Fundação Mirim ajuda mais de 500 jovens a ingressarem no mercado de trabalho

Por Ingrid Tomimistsu

Professor Rodrigo enfatiza que mais do que preparar para o mercado, a fundação os preparam para a vida em comunidade e família

 

Hoje (30 de março) é comemorado o Dia Mundial da Juventude. O principal desafio da data é que a juventude possa estar focada na educação e na conscientização sobre suas responsabilidades, de pensar em seu futuro e fazer a diferença. Uma das entidades em Presidente Prudente que desenvolve ações para os jovens é a Fundação Mirim de Presidente Prudente, que existe desde 21 de abril de 1960.

No começo, ela surgiu como Polícia Mirim e não aceitava meninas. Depois, passou a ser Guarda Mirim e aceitar meninas, recebendo crianças à partir de 7 anos. Após todo um processo e com a criação do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) a instituição foi criando novas regras, em relação a aprendizagem, mudando a idade que pode entrar na Fundação e ter carga horária específica.

Hoje é uma das principais referências de trabalho sério de formação de jovens. A fundação é uma entidade sem fins lucrativos que recebe ajuda de empresas parceiras, contando com cerca de 70 e são elas que proporcionam emprego aos participantes da instituição.

A fundação tem como objetivo formar jovens para o mercado de trabalho e para a vida, tendo como faixa etária de 15 à 17 anos. Atendendo principalmente famílias carentes e visa trabalhar também o relacionamento dos adolescentes com a família, realizando reuniões quinzenais com os pais.

Só neste ano 350 adolescentes iniciaram sua participação na instituição. Até o momento, há 550 aprendizes, que contam com ações socioeducativas como: palestras motivacionais, worshops, cursos de qualificação e por fim a inserção no mercado de trabalho.

 

Ser humano

Segundo a analista de marketing e comunicação da instituição, Jéssica Tumitan, o foco da instituição é a preparação do jovem para a vida. “Não é só para o mercado de trabalho, eles entram aqui com 15 anos para se prepararem através da realização de cursos e com palestras motivacionais. É também desenvolvido a autoestima deles”.

Para o professor Rodrigo Stuchi, que está há dois anos na instituição, a fundação tem a missão de transformar vidas e é fundamental para o jovem que está começando e quer entrar no mercado de trabalho. “É importante para o jovem aprendiz desenvolver várias habilidades.”

De acordo com Rodrigo, contribuir para o crescimento profissional dos jovens é algo que o deixa com o sentimento de realização por ter cumprido sua missão. “Quando eu vejo um aprendiz que finaliza seu contrato e agradecendo pelas aulas, pela instituição é gratificante”, acrescenta Rodrigo.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu