Mundo dos negócios: conheça os termos mais usados! 

Mundo dos negócios: conheça os termos mais usados! 

Tempo de leitura: 10 minutos

Benchmarking, Brainstorm, B2B, CEO, Stakeholders… Esses termos são comuns pra você? Se sim, as chances de já estar por dentro do mundo dos negócios são grandes. Caso não esteja, agora é a hora de ficar por dentro para se manter antenado e não ficar perdido em nenhuma conversa. Afinal, conhecimento nunca é demais, não é mesmo? 

Além do mundo dos negócios, essas palavras são utilizadas em muitos outros segmentos, como, por exemplo, na publicidade e no marketing. Então vem conferir pra não ficar boiando em uma conversa informal ou até mesmo em uma call. Bora? 

Benchmarking 

Sabe aquele estudo sobre os concorrentes? Pois bem… é exatamente isso! No mundo dos negócios, esse termo nada mais é que uma análise estratégica sobre o que a concorrência está fazendo. Apenas imagine você dando aquela stalkeada profissa em uma concorrente. Que tal? 

Brainstorm 

Literalmente, chuva de ideias. Esse aqui é usado para reunião de equipe em que o foco é explorar o potencial criativo, uma vez que cada um pode dar uma ideia diferente. Então, se a criatividade é uma característica sua, com certeza nas futuras reuniões você vai fazer chover muitas e muitas ideais, hein!  

Budget 

Essa é a primeira estratégia utilizada antes de dar start em qualquer projeto. Já sacou o que significa? Nada mais é que o orçamento! Tanto no mundo dos negócios, como em outros segmentos, com toda a certeza, antes do lançamento de um projeto ou produto você precisa definir qual o orçamento para tal estratégia. Assim sendo, você definirá o budget.  

B2B 

Você sabia que o TikTok fez negócios com o e-commerce Shopify que vai permitir compras dentro do APP? Mas o que isso tem a ver com esse termo? Tudo! Em resumo… B2B significa ‘business to business’, ou seja, de ‘negócio para negócio’, isso quer dizer, quando o cliente final é uma outra empresa. 

B2C 

Só pra exemplificar… bateu aquela vontade de comer algo muito específico que não tem no armário da sua casa, sabe? Certamente, você vai precisar ir ao mercado. Esse contato entre você e o estabelecimento é exatamente o significado dessa sigla, que é ‘business to consumer’, ou seja, da ‘empresa para o consumidor’. Aqui é quando o consumidor é o cliente final da empresa, diferente da sigla anterior. 

Call 

“Ei… estou numa call já falo com você…” Essa frase é justamente o que significa esse termo. Na tradução ao pé da letra ela significa ‘ligar, chamar…’, mas se na empresa alguém falar que quer fazer uma call contigo, nada mais é que uma reunião. Muito provavelmente, será uma chamada de vídeo. É bom estar arrumadinho, nem que seja da cintura pra cima no caso do home office!  

Canvas 

Esse é um modelo de negócios muito utilizado. Ele serve para planejar e desenvolver projetos. É como se fosse um mapa dividido em nove blocos, sendo eles: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento, fontes de receita, recursos chave, atividades chave, parcerias chave e estrutura de custos.  

CEO 

Só para ilustrar… Você termina a facul, se dedica, conquista um emprego top e, de repente, se torna o CEO. Mas pera lá… o que isso significa? Pode abrir o champanhe e brindar para comemorar, você acabou de se tornar o Chief Executive Officer, traduzindo, o diretor executivo ou presidente geral da empresa. Agora, você é quem tem a maior autoridade e também responsabilidade, seja pelas estratégias do negócio ou até mesmo pela aprovação dos projetos e/ou produtos. Ah, e se prepara, você também terá de pensar e implantar ações inovadoras. 

Coworking 

Você consegue se imaginar trabalhando em um espaço com outras pessoas de profissões diferentes? Veja bem… Você está em um espaço com estudantes e profissionais de diferentes áreas. É um bom local para trocar ideias e até mesmo fazer networking para futuras possibilidades, não é mesmo? Isso é um coworking! Esse é um modelo novo e surgiu no Brasil em 2008. É um espaço que pode ser compartilhado por empreendedores e outros profissionais ou até mesmo por diferentes empresas.  

CTA 

Só para exemplificar… Você está navegando pelas redes sociais, ou em qualquer outro site, e tem um botão lá todo chamativo, normalmente, escrito clique aqui ou baixe aqui. Isso é exatamente um CTA, isto é, um Call To Action, ou, em português, Chamar para a Ação. Aqui, você precisa pensar em alguma estratégia que gere uma ação, ou interação, com o seu consumidor, por isso normalmente esses botões são tão piscantes.  

Deadline 

Esse termo aqui não faz parte somente do mundo dos negócios não, viu? Você vai começar a facul e ele já vai começar a fazer parte do seu dia-a-dia. Quando um professor passar um trabalho, certamente ele te dará um deadline para entrega. Sacou o significado já? É isso mesmo, a data limite. É bom ficar atento pra não perder essa data, e a nota, hein!  

E-commerce 

Quando você quer comprar uma blusinha nova on-line, certamente você entra no site que tem na bio do perfil daquela loja que mais chama a sua atenção. Certo? Pois bem… é este site que que é chamado de e-commerce, que nada mais é que o comércio eletrônico’ Ele tem ficado cada vez mais popular, não é mesmo? Hoje em dia, a maioria das pessoas gosta de comprar sem sair de casa. Sem contar que tem lojas que permitem que você compre on-line e retire na loja física. 

Endomarketing 

Mesmo ainda com a jornada da facul, certamente você já se imagina no mercado de trabalho, não é mesmo? Quando chegar este momento, com certeza você vai buscar por uma boa colocação. E, chegando lá, você vai perceber algumas ações que vão te fazer se sentir, realmente, parte importante da empresa. Além disso, a ideia é que você esteja sempre integrado aos demais colegas de trabalho. Isso é Endomarketing, ou Marketing Interno. A intenção aqui é que a equipe esteja sempre alinhada. 

Insight 

Imagina uma situação aleatória… só pra exemplificar: de repente você acorda no meio da noite ou durante o banho deu um estalo na cabeça e veio uma ideia muito boa, muito boa mesmo. É melhor você dar um jeito de anotar em algum lugar, seja em um bloquinho ou até mesmo no seu smartphone, porque você acabou de ter um insight!  

KPI ou Key Performance Indicator 

Imagina algum produto top. Quando a empresa fez o lançamento, ela não saberia se teria sucesso ou não, certo? Por mais que esse produto tenha virado a maior febre, é necessário ter um dado que comprove isso. Já sacou como é feito, né? É com o KPI, ou seja, o Indicador-Chave de Desempenho. Em outras palavras, é uma ferramenta de gestão que acompanha e quantifica o desempenho. É com o KPI que o pessoal avalia se tal meta foi alcançada ou se está no caminho certo e até mesmo traçar outras rotas. 

Lead 

Lembra do CTA? Aquele botão piscante e luminoso que você clicou para baixar aquele e-book que deu um UP no seu conhecimento? Para ter acesso, você precisou deixar seus dados, certo? Prontinho, você acabou de se tornar um lead. Ou seja, lead é aquele cliente que clicou no seu CTA por se interessar pelo seu produto, o famoso potencial consumidor. 

Meetup 

Diferente da call, esse aqui é um encontro presencial, já que meet up significa encontro. Tem se tornado um jeito comum de fazer networking, discutir sobre ideais e até mesmo se informar, ou apresentar, novidades do mercado. 

MVP 

O Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável é uma estratégia para que não se tenha gastos desnecessários. Em outras palavras, a ideia do MVP é desenvolver uma versão teste do projeto e, com o mínimo de investimento, de tempo e dinheiro, ele é lançado. Caso dê certo, é investido todo o necessário para desenvolvimento do mesmo. 

Networking 

Certamente este aqui você já ouviu, e muito. O termo é usado para definir a sua rede de contatos, ou seja, todas as pessoas e empresas que, em algum momento, podem te ajudar. 

PDCA  

Plan, Do, Check e Act. Essa aqui é praticamente uma sequência lógica de trabalho, isto é, Planejar, Executar, Verificar e Agir. Esse método é um ciclo de aperfeiçoamento que tem como foco a melhoria constante de todos os processos.  

Pitch 

É uma breve apresentação, entre 3 e 5 minutos, feita por empreendedores para investidores. Em outras palavras, é a hora de você vender seu peixe em um curto tempo, é destacar todo o potencial do seu projeto e/ou produto. Afinal, no mundo dos negócios tempo é, literalmente, dinheiro, não é mesmo?

ROI 

Return Over Investment ou, no português, Retorno sobre Investimento. Isso serve para você medir o quanto retornou daquilo que você investiu. Em um exemplo bem simples, vamos supor que você investiu em um evento para o lançamento de um produto. Durante o evento, quanto foi vendido? Esse é basicamente o cálculo! Normalmente ele é feito muito nos canais digitais, como em publicações patrocinadas. 

Stakeholders 

Por mais estranho que esse termo possa parecer, o significado é o mais simples possível: parte interessada. Isto é, todas as pessoas ou grupos que têm interesse nas atividades de uma determinada organização. 

Trainee 

Vamos lá… você entrou na facul, foram lindos semestres e, agora, chegou o último, a etapa final. Então é hora de ficar atento a esse termo aqui, que nada mais é que aquele cargo na empresa para recém-formados. Pensa bem, é seu último semestre, bora ampliar os horizontes, porque essa vaga é exatamente para desenvolver o seu lado profissional, ou seja, pra você colocar a teoria da facul na prática. 

Workflow 

Esse aqui precisa estar sempre muito bem organizado no mundo dos negócios ou em qualquer outra área. Ele é o fluxo de trabalho, ou seja, a organização em sua essência. É onde você determinará as prioridades e saberá as datas de entrega dos trabalhos.  Então, fique atento para não marcar bobeira!

E aí, os termos ficaram mais simples na sua cabeça? Já conseguiu se imaginar no mundo dos negócios? Se esse é o seu match perfeito, com certeza estudar em uma Escola de Negócios, também conhecida por Business School fará a diferença. Aproveite e saiba tudo o que precisa neste post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *