Museu de Tecnologia da Unoeste

Museu de Tecnologia da Unoeste

Universidade do Oeste Paulista – Unoeste

Fita perfurada (paper tape)

Fita perfurada (3)

Fita perfurada ou paper tape (literalmente, do inglês, fita de papel) é uma forma já bastante obsoleta de armazenamento de dados, que consistia numa longa tira de papel, na qual eram perfurados buracos que assim armazenavam informações. Foi usado largamente em boa parte do século XX para a comunicação em aparelhos de telex, e nas máquinas elétricas industriais CNC (Comando numérico computadorizado).

Formatos das fitas

Os dados são representados pela presença ou ausência de um orifício em determinado lugar. As fitas originalmente possuíam cinco buracos em cada fila, ao passo que outras mais adiante passaram a possuir 6, 7 e até 8 furos por fila. Uma fila de orifícios em sequência era feita por uma espécie de roda dentada. Os textos eram codificados de vários modos. O modo mais primitivo da codificação de textos foi chamada de Baudot, do ´seculo XIX, e as filas tinham 5 buracos. Depois outros padrões, como o Fieldata e o Flexowriter tinham 6 furos.

No início dos anos 60, a American Standards Association (Associação de Padrões Norte-americana), desenvolveu um código universal para processamento de dados, que ficou conhecido por ASCII. Este código de nível 7 foi adotado por alguns usuários de aparelhos telex, inclusive pela AT&T (Teletipo). Outras marcas, como a própria Telex, continuaram usando o Baudot.

Os programas eram escritos em linguagem de máquina e perfurados em fitas ou cartões. No início de cada tarefa o programa era lido, guardado na memória e era então, executado.
A linguagem de máquina era obtida por meio de um compilador que lia fitas ou cartões em linguagem fonte e fazia esta tradução. As máquinas evoluíram e hoje não é mais possível fazer o que se fazia no passado. Imagine programas com menos de 4096 bytes.

Fotos do acervo:

Fita perfurada (3) Fita perfurada (2) Fita perfurada (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paper_tape

http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1271

http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/fperfurada.html

http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-int.htm

Identificação:#160

Compartilhe isso:
print