O modem banda base, ou modem digital, ou data set, transformam o sinal digital em sinal digital codificado, para que este possa ser transmitido a maiores distâncias através do meio de comunicação.
Os circuitos utilizados são dedicados, ou seja, não utilizam os serviços da Rede Pública de Telefonia. Nos circuitos urbanos, utilizam LPCDs (Linhas Privativas de Comunicação de Dados) do tipo B (Banda de Base) e nos circuitos interurbanos são utilizados apenas nos trechos urbanos.
O modem de banda base é utilizado apenas em distâncias curtas (alguns quilômetros), pois a faixa de freqüência disponível nos meios de comunicação é limitada (ocupam um espectro de freqüência muito maior que 4 KHz, disponíveis em um canal de voz), devendo ser mantido em uma faixa de freqüência com pouca DC (corrente contínua).
Outros aspectos importantes são:
– Utilizam como suporte de transmissão apenas par de fios, portanto não utilizam canal de rádio, multiplex etc.
– Devido as características dos sinais dos modems de banda base, seu custo é muito menor que os modems analógicos.
– Não são padronizados pelo ITU, possuindo diversos tipos de codificação, de acordo com o fabricante.
Distância x Velocidade
A distância alcançada pelo modem banda base diminui conforme aumenta a velocidade de transmissão(bps). O alcance é definido como sendo a distância máxima em que ele consegue funcionar mantendo a taxa de erro abaixo de um valor predeterminado.
A relação distância (alcance) x velocidade de um modem de banda base é mostrada na tabela 01.
A tabela 02 mostra a equivalência de condutores com as características das bitolas mais comuns: a constante de equivalência(K), que depende da resistência de enlace(R) e da capacitância(C), conforme prática Telebrás 225-540-713.
Galeria de fotos do acervo:
Fonte:
http://penta2.ufrgs.br/tp951/modem_bb.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Modem_banda_base
http://www.fabiomontoro.com.br/wp-content/uploads/2015/09/1984-01-00-revista-Info-Especial-Modem.pdf
Identificação: #197