Temperaturas ficarão próximas a 4,0°C nas manhãs de segunda e terça-feira (19 e 20 de julho) com avanço de massa polar sobre o Brasil.
Desde a última semana a maioria dos modelos de previsão já indicavam o avanço de uma forte frente fria para a 2ª quinzena de julho. No entanto, ao longo da semana, a cada atualização diária, a intensidade dessa massa polar foi se intensificando.
Na atualização dessa sexta-feira (16 de julho), a maioria dos modelos indicam temperaturas mínimas de 4,0°C para o Oeste Paulista nas manhãs de segunda e terça-feira (19 e 20 de julho). (Obs.: Modelo americano GFS indica mínima de 3,0°C no dia 19). Essa condição indica o risco de geadas fracas para o Oeste Paulista, conforme o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia. No entanto, não deve ser registrada temperaturas próximas a 0,0°C, igual a frente fria do início do mês.
As chuvas ficarão concentradas no Estado do Paraná, com possibilidade de leve garoa no Oeste Paulista. A previsão a médio prazo não indica chuvas na região até o fim do mês, com retorno das chuvas apenas para o início de agosto. Cabe salientar, que historicamente, estamos entrando no período mais seco do ano. A previsão estendida para 30 dias indica volume de 20 a 30 mm de chuva para região.