Modelos não indicam ocorrência de chuvas até 10 de setembro no Oeste Paulista. Temperaturas aumentarão diariamente, ficando próximas a 38°C entre 05 a 08 de setembro.
O último fim de semana foi marcado pela presença de uma frente fria no Oeste Paulista, que provocou chuvas com volume variando de 25 a 50 mm. Essa frente, também trouxe alívio na onda de calor, baixa umidade e nas queimadas.
E após o retorno das chuvas após quase 80 dias de estiagem, os modelos indicam chuvas no Oeste Paulista só a partir de 10 de setembro, com a entrada de outra frente fria. O modelo europeu ECMWF (o que mais tem acertado para o Oeste Paulista), não indica chuvas até 10 de setembro, com baixa possibilidade entre 11 e 12 de setembro. O modelo americano GFS também indica chuvas entre 11 e 12 de setembro.
Os volumes previstos para as primeiras chuvas de setembro são baixos (menor do que 20,0 mm). Chuvas mais volumosas e regulares estão previstas apenas para o final de setembro. É importante salientar que as atuais condições da Oscilação Antártica e Oscilação Madden-Julian não estão favoráveis para ocorrência de chuvas na região, sendo possível ao longo dos dias, a redução da previsão. O reflexo dessas condições, é a previsão de anomalia negativa de chuvas, ou seja, chuva abaixo da média nos próximos 30 dias.
E com o tempo seco, as temperaturas voltarão a subir no Oeste Paulista. Os próximos dias serão de temperaturas acima da média histórica, com máximas podendo chegar a 38 °C entre 05 a 08 de setembro. As temperaturas voltarão a cair próximo a 09 de setembro, com a entrada de outra frente fria.
Por:
Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia
Muito boa a sua apresentação e possível fazer dia a dia