Conjunto de discos e cartuchos rígidos removíveis foram as primeiras formas de mídia removível para armazenamento de dados de computador introduzidas na década de 1960.
Conjunto de discos rígidos removíveis.
São aqueles que podem ser removidos para a substituição em computadores.
São agrupados em camadas de discos (circular, discos rígidos magnéticos revestidos com um armazenamento de dados de superfície). Um conjunto rígido é o componente central de uma unidade de disco rígido. Em discos rígidos modernos, o conjunto é permanentemente selado dentro da unidade. Antigamente, em muitos discos rígidos, o conjunto era uma unidade removível e apresentado em uma caixa de proteção com um cabo de elevação. A capa protetora era constituída de duas partes, uma concha de plástico transparente com uma alça no centro, que fechava o topo e lados dos discos e um fundo separado, que completava a embalagem selada.
O primeiro conjunto de discos rígidos removíveis foi inventado em 1965 por dois engenheiros da IBM, Thomas G. Leary e RE Pattison. Os discos de diâmetro de 14 polegadas (356 milímetros) introduzidos pela IBM tornaram-se padrão.
Cartucho de disco
Era um único prato de disco rígido envolto por uma cápsula plástica protetora. Quando o cartucho removível era inserido na unidade de dispositivo periférico, as cabeças de leitura / gravação da unidade podiam acessar magneticamente o armazenamento de dados na superfície do prato através de furos. O cartucho de disco foi uma evolução direta na unidade de disco, ou o início do disco rígido. À medida que a densidade de armazenamento melhorava, mesmo um único prato proporcionava uma quantidade útil de espaço para o armazenamento de dados, com a vantagem de ser mais fácil de manusear do que um conjunto de discos removíveis.