Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão do tempo até o fim de setembro

Padrão de circulação dos ventos impedirá ocorrência de chuvas nos próximos dias. Chuvas retornam para a região no fim de setembro.

A primeira quinzena de setembro foi marcada pela entrada de dois sistemas frontais. O primeiro sistema chegou na região no dia 09 de setembro promovendo chuvas em boa parte da região com volumes variando de 20 a 30 mm. A segunda frente fria chegou na região na última terça (14 de setembro), promovendo pancadas de chuvas irregulares pelo Oeste Paulista. A previsão indica a entrada de mais duas frentes frias no Oeste Paulista até o final de setembro. Uma entre 21 a 22 de setembro e outra entre 27 a 28 de setembro.

Em relação as chuvas, devido a um padrão de circulação dos ventos, a entrada da frente fria entre 21 a 22 de setembro não deve promover chuvas na região, onde as chuvas ficarão mais concentradas na região Sul do Brasil. Com a mudança na circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera, é possível que a segunda frente fria, prevista para chegar no fim do mês traga mais chuvas para o Oeste Paulista. Em resumo, nas recentes atualizações, os modelos indicam chuva apenas no fim de setembro na região.

Os modelos indicam para os próximos 30 dias volume de chuva próximo a 70 a 80 mm para região. Com o início da primavera a Oscilação Madden-Julian passa a ter um peso importante na distribuição de chuvas no Brasil. Atualmente essa oscilação se encontra na fase 4, fase que desfavorece as chuvas na região. No entanto, o prognóstico é que essa oscilação se desloque para as fases 8 e 1 no início de outubro, fases que favorecem a ocorrência de chuvas na região. Portanto, se não houver alterações nas próximas semanas, as condições para a 1ª quinzena de outubro serão favoráveis para formação de chuvas no Oeste Paulista.

Na imagem abaixo é possível observar a circulação anticiclônica a 5,5 km de altitude que atua sobre a região Central do Brasil. Esse movimento anticiclônico impede a formação de chuvas, promovendo o aumento da temperatura e redução da umidade relativa. Esse padrão de circulação deve permanecer atuante nos próximos 7 dias. Com as desconfiguração desse movimento anticiclônico no fim de setembro, a umidade retorna para grande parte da região Centro-Sul do Brasil.

Por:
Alexandrius de Moraes Barbosa
alexandrius@unoeste.br

Related Articles

Prognóstico de agosto de 2022 para o Oeste Paulista

Historicamente agosto é o mês mais seco do Oeste Paulista. Modelos indicam chuvas abaixo da normalidade e temperatura acima da média.
Read more

Previsão: Maio de 2021

Estiagem continua nas próximas duas semanas no Oeste Paulista e chuvas de maio também ficarão abaixo da média histórica.
Read more

Junho começa com temperaturas elevação no oeste paulista

Apesar da onda de frio, mês de maio terminou com temperatura 1,6 °C acima da normalidade. Em maio choveu 40,2 mm, ficando abaixo da normalidade (90 mm).
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: