Centro Cultural Matarazzo: a influência artística presente nas oficinas

Centro Cultural Matarazzo, de nome importante, originário das indústrias nos anos 30, hoje abriga oficinas artísticas, tornando-se um espaço que dissemina cultura para toda comunidade de Prudente e região.

Por: Amanda Antunes, Giovana Farias, Karen Dantas, Nadia Ribeiro e Thauana Pulido

O Centro Cultural Matarazzo foi fundado em 2007, na cidade de Presidente Prudente. Segundo o site da Secretaria Municipal de Cultura, inicialmente o local onde está realizado o Centro Cultural Matarazzo era uma indústria de algodão, fundada em 1937, que esteve em atividade até a década de 1970. Após isso, o espaço ficou abandonado por anos e assim houve um grande processo de deterioração de sua arquitetura. Nesse momento a comunidade cultural passou a lutar pelo tombamento do local. Em 1984 houve o tombamento provisório e em 1987 o definitivo, pelo decreto municipal n° 6.128/87.

 A iniciativa de transformar em Centro Cultural foi liderada pela delegacia de Cultura e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) da época, e só aconteceu em 2007, exatamente 70 anos após o surgimento da indústria.

O Centro Cultural Matarazzo

Após a revitalização, o espaço permaneceu inutilizado até 23 de junho de 2008, quando a Secretaria de Cultura de Presidente Prudente (Secult) se mudou para lá. Posteriormente a Escola Municipal de Artes “Jupyra Cunha Marcondes” também se transferiu para o local. 

Atualmente o Centro Cultural Matarazzo é composto por seis blocos, têm em seu amplo espaço, além do teatro “Paulo Roberto Lisboa”; a galeria “Takeo Sawada”; um espaço de convivência; o auditório “Sebastião Jorge Chammé”; a sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo”, um ateliê de artes visuais, sala de exposições; várias salas multiuso; estúdio de arte visual; boulevard “Os Sombras e os Temperamentais”; coreto “Francisco Artoni”, Praça dos Seresteiros de Presidente Prudente, além da biblioteca municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César”.

No Centro Cultural também são ministradas oficinas artísticas que abrangem inúmeros aspectos da arte, sendo elas a música, as artes plásticas, a dança e o teatro.

GALERIA DE FOTOS

Fechar Menu

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página: