INFLUENCIADORES DIGITAIS FAZEM SUCESSO POR USAR PRINCÍPIO DA IDENTIFICAÇÃO, DIZ ESPECIALISTA

A equipe da Prisma mergulhou durante quase dois meses na história de quatro personagens e ouviu um especialista em Marketing Digital para entender como funciona essa questão.

Por: Victor Gomes e William Asaph

Quando se olha para os números exorbitantes de Whindersson Nunes, o primeiro Youtuber a bater o recorde de mais de 23 milhões de seguidores no Youtube, se tornando a terceira pessoa mais influente do mundo na internet e a primeira no Brasil, já se imagina o quanto o seu nome representa.

Os seus vídeos ganham likes a todo instante e a publicidade o vê, muitas vezes, como autoridade no assunto Digital Influencer, é o termo que começou a ser empregado para designar aquelas pessoas que usam as mídias sociais como forma de persuasão. O que antes era feito no boca a boca, agora é executado por postagens criativas e com sacadas geniais movimentando um mercado milionário em todo o mundo.

Trazendo para a realidade de Presidente Prudente e região, muitos jovens têm disseminados as suas ideias pelas redes sociais e se enganam quem pensa que só quem chegou à casa do milhão de seguidores pode ser considerado um Digital Influencer.

Para o consultor de Marketing Digital, Israel de Castro, 30, os canais no Youtube são uma evolução dos colunistas que assinavam as suas matérias nos jornais, só que agora de forma mais democrática. “Não precisa necessariamente ser um especialista no tema, mas alguém que entende. E se tem alguém que assiste é porque o que é dito é interessante”.

Ele ressalta ainda que o grande sucesso dos Influenciadores Digitais se explica pelo fato de seus seguidores se sentirem representados por pessoas comuns como elas. “Ao invés de uma marca ou um jornal; um site de notícias ou revista emitir uma opinião eu tô vendo uma pessoa como eu. É o processo da investigação onde eu me sinto parte integrante daquele conteúdo”.

O YouTube é uma plataforma de distribuição digital de vídeos bem democrática. Em 2005 três pioneiros ligados ao gerenciamento de transferência fundaram a empresa. Rapidamente muitas pessoas viram na plataforma uma oportunidade de criar autoridade em assuntos pontuais. A dona de casa que exercia bem o seu trabalho podia mostrar as suas habilidades para outras donas de casa através da plataforma e assim foi com todos os demais segmentos.

Como resultado dessa convergência de ideias em um mesmo lugar, o mercado em volta do Youtube contabiliza bilhões de dólares anualmente e é com essa promessa de ser tornar descolados, famosos e ricos muitos entram na plataforma com esse objetivo.

É o caso do estudante, Gabriel Cacheffo Spigaroli, um apaixonado por tecnologia e audiovisual, tema que aborda nos seus vídeos, que em 2013 resolveu criar seu primeiro canal no YouTube. Depois de várias tentativas e falhas, e anos na plataforma, ele ganhou certa experiência e relevância. Tudo começou a dar certo no ano de 2016, e até hoje toda semana tem conteúdo novo no canal.

Mesmo tendo um perfil do canal roubado e, por consequência, “perdido” 100 mil seguidores, o estudante abriu outro e já está com mais de 40 mil pessoas o seguindo diariamente. “Foi muito chato o que aconteceu, fiquei desanimado por um tempão. Depois decidi abrir novamente o canal e estamos aí”, garante.

INFLUENCIADORES DIGITAIS

O estudante de Engenharia Civil, Gabriel Gasque, de 18 anos de idade, se divide entre a faculdade e o cana Ggasque. Tratando diversos assuntos que vão desde games à celebridades, o jovem tem 45 mil visualizações no Youtube e sonha em chegar a um milhão de inscritos.

Para as gravações de seus vídeos ele utiliza apenas uma câmera e um Iphone. O quarto todo personalizado por ele tem significado pessoal e é um dos seus cenários favoritos, mas o que o deixa feliz mesmo é o carinho dos seguidores: “É muito bom você receber um like, um comentário e saber que você pode contribuir de alguma forma na vida alguém mesmo sem nunca ter visto a pessoa”.

A estudante, Laís Martins, de 15 anos, era muito tímida e mal conseguia interagir com as pessoas ao seu redor, e foi diante das câmeras num cenário bem conhecido – o seu quarto – que ela descobriu o poder de se comunicar com as pessoas através da plataforma Youtube. “A galera falava coisas de mim que nem era verdade e eu não conseguia iniciar uma amizade para mostrar que eu era alguém bacana. Falei com os meus pais e eles me ajudaram a abrir um canal”.

As pautas são focadas na sua própria realidade do dia a dia e também nos assuntos mais comentados da semana. O resultado de tudo isso são as mais de 182 mil visualizações no seu canal e os milhares de comentários que vão tecendo o perfil da adolescente na internet. Com viagem marcada para dezembro, ela sonha em ser médica e irá estudar na Alemanha.

Quando questionada pela equipe da Prisma sobre o futuro relacionado a Internet, a jovem é direta: “descobri uma paixão que é a de me comunicar com as pessoas e não pretendo parar tão cedo”, declara.

O mesmo aconteceu com Matheus Vialle, de 21 anos. A paixão por jogos transformou literalmente a sua vida de jovem excluído no período escolar a um gamer de sucesso no mundo online. “Tixa” como é conhecido na web, passa a sua rotina entre as suas game play para o seu canal e os cursos de programações de jogos digitais e design de games.

Assim como muitos da sua geração, “Tixa”, ressalta o valor da internet fazendo com que a rede se torne um meio de comunicação cada vez mais relevante. “Sem dúvida, sem a internet eu não faria metade do que estou fazendo. O Youtube ajuda muito no meu trabalho de divulgação”.

O jovem enfatiza também o papel dos influenciadores digitais e dos produtores de conteúdo dizendo que a médio e longo prazo quem desenvolve conteúdo para web terá destaque assim como as mais tradicionais profissões pelo mundo afora. “É questão de tempo. Quanto mais segmentado o negócio, maior é chance de crescer”.

Sendo assim, pelo que se nota gamers, produtores de conteúdos, blogueiros e até as donas de casa podem ter um canal no Youtube podendo influenciar as mais diversas pessoas. Vai que de uma hora para outra as dezenas virem centenas e posteriormente outros Whindersson Nunes surjam e surpreendam possuindo além dos seguidores, angariar fama e dinheiro. Afinal, poderia sair algo bom de Presidente Prudente e região? Os número de inscritos na plataforma garante que sim.