Trabalhar por prazer é muito melhor

O que significa ter mais de 60 anos? É motivo de preocupação? Sedentarismo? Solidão? Incapacidade? Ou significa deixar de trabalhar e curtir a vida, à beira mar, com sombra e água fresca?

Por: Christian Mathias da Silva Lopes, Ingrid Rocha, Igor Gelako, Maiara Pavan

Os entrevistados para esta edição da revista ilustram os resultados de diversas pesquisas divulgadas sobre o idoso e o mercado de trabalho. Eles continuam ativos, praticam exercícios, permanecem no mercado e, inclusive, não pensam em sair tão cedo.

Mas o que levam essas pessoas a estarem ativas, mesmo após a aposentadoria? São diversas situações, que vão desde a necessidade da renda extra até o prazer em continuarem exercendo um ofício. É o caso de Aparecida Darcy, que mesmo depois de aposentada permanece como coordenadora pedagógica em uma das maiores universidades do interior de São Paulo. A paixão pelo que faz é um dos motivos para continuar no mercado de trabalho:  “O trabalho para mim é vida, não me vejo sem fazer nada, pretendo continuar até me sentir útil, quando eu ver que já não consigo contribuir, eu paro. O trabalho me traz prazer pela vida.”

GALERIA DE FOTOS