VIDA UNIVERSITÁRIA: A ESCOLHA DOS JOVENS

Estudantes contam suas experiências em meio a um dos momentos mais importantes e decisivos de suas vidas, que é a faculdade

Por: Lucas Araujo, Rafaela Garbal, Shorrayla Duda, Wesley Murici e Weverson Nascimento

Qual o jovem que nunca fez planos e não quer ser um estudante universitário? Em muitos casos, sair de casa faz-se necessário, e ter essa experiência exige uma mistura de coragem e responsabilidade. Escolher em qual universidade estudar pode definir a trajetória de vida de um aluno. A escolha pode ser feita pelo custo de vida da cidade em que a faculdade está ou até mesmo pela disponibilidade de cursos com oportunidades de bolsas, mas independente do motivo, a decisão refletirá em cada novo passo dado.

Para a estudante de engenharia civil da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Caroline Andressa da Silva Fávari, 23, a chance de sair de Panorama há quatro anos e morar em Presidente Prudente surgiu por conseguir uma bolsa de estudos. “Para mim foi ótimo, porque eu iria ter a experiência de morar fora”, conta a estudante.

A experiência de sair de casa modificou o dia a dia da estudante e da família. A professora de ensino básico e mãe de Caroline, Sônia Maria da Silva Fávari, 45, conta que no início não foi nada fácil ficar longe da filha, mas que isso foi muito importante para o crescimento da estudante.

PODCAST – MÃE CONTA EXPERIÊNCIAS E MUDANÇAS QUE ACONTECERAM APÓS A FILHA ENTRAR NA FACULDADE

“Eu tive que aprender muita coisa que eu não sabia na marra, isso foi um obstáculo, e sem contar ficar longe da minha família. Aprendi a ser independente, aprendi a me virar sem minha mãe ao meu lado. Fiquei mais confiante, descobri amigos em cada canto, tive oportunidade de aprender com os erros e acertos”, afirma Caroline.

Na busca pelo conhecimento, muitos jovens saem de lugares mais longes do que se imagina. É o caso do estudante de física, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Vinicius Duarte de Jesus, 19, que saiu de Guarulhos há um ano e meio. “Eu tinha o foco de estudar em uma faculdade pública, estadual ou federal. Eu acabei conhecendo o campus aqui de Prudente e acabei vindo, e também vim pelo custo de vida ser um pouco mais baixo”, explica.

O jovem assume que nunca havia lavado roupa e que na primeira tentativa, a experiência não foi das melhores. “Acho que eu manchei todas as que eu tinha aqui”. Acostumar a ficar sozinho também foi difícil para ele, pois foi um choque de realidade. Antes, a família toda estava por perto, sempre com comida feita, roupas lavadas e dinheiro. 

No início, a independência animou os passos de Vinicius, que não se preocupava com horários, pois não precisava dar satisfação a ninguém. “É o que todo jovem quer viver ao menos uma vez”.  Mas, depois dos primeiros seis meses, a solidão o fez desesperar-se. “Se eu ficar doente eu vou morrer aqui”, relembra ele, que agora com o olhar para o futuro pretende seguir uma nova vida acadêmica, mas desta vez, em um mestrado, em uma nova cidade, com uma nova rotina.

Outro olhar

A opção do estudo dá a esses jovens a vivência da busca pelo aprendizado. São histórias cheias de determinação. Mas não apenas os estudantes têm a chance de arriscar. As universidades proporcionaram crescimento também para seus entornos.

É o caso da família proprietária de um restaurante, que viu um momento oportuno para atender os alunos. Antes, como uma sorveteria, mas vendo a necessidade de mudar, a família optou por um restaurante que fornecesse comida caseira. “É o nosso estilo aqui”.

Com o aumento de alunos nas universidades, outras novas demandas apareceram. De acordo com o proprietário de uma farmácia, Laércio Cardoso Garcia Junior, toda a população de universitários que moram por perto é atendida hoje por seu negócio. “E a intenção não foi só abraçar os universitários, mas sim toda a população aqui em volta”, explica Laércio.

As universidades de Presidente Prudente abraçam alunos, empresários e toda a população. São histórias, estudantes e vidas distintas, na busca por atuar no mercado de trabalho de acordo com as oportunidades.