Conheça as áreas da Medicina Veterinária

Tempo de leitura: 8 minutos

Áreas da medicina veterinária: um guaxinim com óculos escuro com a armação verde fazendo gesto de comemoração

Cuidar de cães e gatos é apenas uma das diversas funções que o médico veterinário pode fazer. Todos os animais são atendidos por esse profissional da área de ciências agrárias. Ele tem o seu trabalho focado no zelo e trato dos animais, proporcionando o bem-estar e saúde aos animais de diferentes portes. Para quem pretende se jogar nessa carreira é preciso ter um foco com o que irá trabalhar e escolher qual a área da veterinária que mais combina com o seu perfil. Só para ilustrar, essa profissão apresenta mais de 80 chances de atuação. Ou seja, quem têm a formação superior nessa área possui diversas chances de conquistar uma vaga no mercado! Ficou interessado? Se prepare para conhecer todas as áreas da Medicina Veterinária.

O que faz um médico veterinário?

Seja como for, quem faz o curso de Medicina Veterinária sabe muito bem como cuidar dos animais. Ele também está envolvido na produção de alimentos e produtos de origem animal, verificando principalmente a qualidade, a higiene e o controle de uso. Por fim, ele ainda cuida da relação animal-sociedade e contribui com a saúde pública, por meio de controle de zoonoses, nas vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Basicamente, esse profissional cuida de todos os animais. Além disso, o veterinário ainda pode trabalhar como docente, e ainda desenvolver atividades em laboratórios e participar de pesquisas na produção de vacinas e medicamentos de uso animal. Assim como em outras carreiras do mundo agro, a áreas da Medicina Veterinária são bem amplas, por isso precisam de formação de qualidade!

Áreas da Medicina Veterinária

Para que você não fique perdido e conheça a diversidade de atuação do veterinário, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lista diversas atividades de atuação da profissão. Em síntese, que tal dar uma olhada e conhecer todas elas?

Clínicas, Cirurgias e Anestesia

Essa área realiza ações que envolvem animais de todos os portes, desde os domésticos, que são os animais de companhias até os animais selvagens.

Laboratórios

Quem opta por essa área têm uma preferência por atuar em laboratórios que podem realizar pesquisa sobre alimentação, medicamentos para o uso animal, pesquisar sobre doenças e muito mais. Em resumo, há uma infinidade de atividades que são realizadas nesses ambientes.

Responsabilidades Técnicas

Quem gosta do contato com pessoas e animais, se dará muito bem com a função de responsável técnico. Leilões, feiras, centros de treinamento, locais de criação de animais, todos esses espaços necessitam desse profissional.

Auditoria e Inspeção

Lembre-se, locais como matadouro, frigoríficos, laticínios, inspeção, fábrica de rações, devem ter um médico veterinário habilitado nesse segmento.

Consultorias e Perícia

O profissional de veterinária tem papel importante quando se fala dos impactos ao meio ambiente, produção e reprodução animal de grandes, médios e pequenos porte. Tudo isso, dentro de todas as esferas do poder estadual, federal, criminal, administrativa e judicial.

Outras áreas da Medicina Veterinária

Como já foi dito, são muitas as atuações do médico veterinário. Isso significa que você pode realizar tarefas como professor nível médio e nível superior, trabalhar com o planejamento de produção em pequenas propriedades, bem como em grandes propriedades, além do comércio de medicamentos veterinários.

O que achou de tudo isso? Sem dúvida, é muita coisa! Ficou curioso por alguma atuação específica? Mas já adianto que não aqui colocamos apenas algumas das ações. Quer conferir a lista completa com todas as áreas da da medicina veterinária? Clique aqui e confira! Ah! Continua com a gente aqui também, no texto abaixo descubra outros detalhes dessa profissão!

O que estudar para se tornar um médico veterinário?

De fato, é preciso que você aprenda tudo sobre os animais! Afinal, você já percebeu que as áreas da medicina veterinária são bem amplas. Só para ilustrar, desde a anatomia deles até como cuidar de diferentes doenças. É provável que você tenha aulas sobre pets como cachorros e gatos, até animais silvestres como uma ema ou um avestruz. Sem dúvida, no primeiro termo vai descobrir muita coisa sobre a anatomia dos animais e com o passar dos termos vai chegando novas descobertas. Isso é demais!!! Neste link, você encontra todas as disciplinas que um curso de Medicina Veterinária oferece aos alunos.

Ah! Mas, lembre-se!!! Somente uma universidade reconhecida oferece formação de qualidade e completa. Portanto, verifique as avaliações do Ministério da Educação (MEC), e escolha uma universidade que irá contribuir com sua formação! Clique aqui, para saber mais sobre o reconhecimento dos órgãos governamentais.

Mercado de Trabalho

Antes de tudo, você sabia que a profissão do veterinário foi regulamentado há 50 anos? Isso quer dizer que ela tem o apoio e o direcionamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). De tal forma que existem muitas áreas da Medicina Veterinária e sua atuação é muito ampla. Quer saber uma outra informação interessante? O veterinário é muito importante no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Aliás, ele também ajuda com a saúde pública e na prevenção de zoonoses. Portanto, podemos dizer que o veterinário pode trabalhar em uma fazenda cuidando de cavalos e até em um órgão municipal.

Só para ilustrar!!!  Com a veterinária você pode trabalhar em clínicas particulares, hospitais veterinários, fazendas, zoológicos, setor público e instituições de preservação. Mas, também pode atuar em indústrias de alimentos, no setor agropecuário de instituições federal, estadual e municipal. Mas, se a intenção for seguir na docência, o veterinário pode avançar na pesquisa com mestrado e doutorado. Quer mais o quê? O crescimento profissional dessa área é fantástico. Portanto, se você gosta de cuidar dos animais, já está uma passo a frente!

Mais informações sobre áreas da medicina veterinária

Os bichinhos de estimação tornaram-se membros das famílias, então qualquer cuidado é pouco! Os donos não medem esforços para proporcionar a melhor qualidade de vida aos seus peludos. Uma boa ração, por exemplo, é o mínimo para esses pais de filhos de quatro patas. Hoje, eles querem mais! Querem até Spa, creche e parques para seus pets. E se ficam doentes… O tratamento tem que ser igual ao de gente!

De acordo com o Instituto Pet Brasil, esse setor movimenta bilhões de reais todo ano e a expectativa é aumentar ainda mais nos próximos anos. Com a mudança do comportamento dos donos dos animais, surgiram vários nichos de mercado. Além dos já mencionados, as clínicas especializadas para pets também estão em alta. Por exemplo, hoje existem locais de reabilitação animal movimentadíssimos.

É criativo? Então que tal ser você o autor de novos produtos e serviços que visam atender as necessidades dos papais de pets? Acredite, todo conforto é bem-vindo para esses bichinhos tão queridos! Então se a sua ideia for boa, você poderá lucrar muito com ela… Inovar neste setor é um bom caminho para quem gosta de animais e pensa também em ser empreendedor!

É sobre isso!

Enfim, são muitas as chances que você pode ter com a formação nessa área. Sendo assim, a atuação pode ocorrer em clínicas ou até mesmo como um empreendedor. Quer saber um pouco mais sobre os cuidados com os animais, clique nos links a seguir e confira: Maus-tratos aos animais: um crime contra a vida e Principais dúvidas sobre a castração em animais.

É sobre isso!!! Em suma, a grande diversidade de atuação na área de medicina veterinária é devido a formação de excelência que só uma universidade reconhecida pelo MEC pode ofertar. Portanto, se você têm o interesse por essa área é preciso estar atento a sua formação. Clique aqui e conheça tudo sobre um dos melhores cursos de Medicina Veterinária do país. Demais, não acha? Não perde tempo não, conheça de perto todas as vantagens do curso.

E tem mais, sempre tem mais! Para que você tenha ainda mais informações, dê play no vídeo abaixo e fique ligado em tudo sobre as áreas da medicina veterinária. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *